Proposta: leitura e a apreensão de imagem como objeto a ser examinado.

Roteiro

Desenvolva cada um dos tópicos listados ao lado.

  1. Sintetize o contexto histórico canadense entre 1763 e 1867.

Antes de avançar, vamos primeiramente recordar:

A charge, por sua natureza geralmente humorística e ácida, propicia, por meio da leitura e interpretação, a crítica social e política de uma realidade. Deve ser examinada no contexto em que foi produzida. Ou seja, a sua interpretação há de ser, necessariamente, contextualizada. Como um registro histórico que é, contém informações e relata fato ocorrido. Como qualquer imagem, deve ser examinada considerando a relação entre o que se vê e o fato ou processo a que se refere. Em outros termos, somente é possível examinar uma charge se se conhece o fato que lhe deu causa.

Para a sua reflexão:

  1. Mensagem que a charge quer passar.
  2. Papel do estudante-intérprete com relação a densa realidade contida no documento.
  3. Relação da charge com o contexto que lhe deu origem.

A seguir, consideraremos duas questões necessárias para a análise da imagem:

  1. Descreva, sem desprezar nenhum detalhe, o que você viu ao examinar a figura.
  2. Caracterize o personagem John Bull explicando a sua presença na charge.

Como se sabe, o trabalho com charge integra fatores socioeconômicos e político-culturais. Partindo deste raciocínio, e com base em todas as reflexões e atividades desenvolvidas até aqui, faça o que se pede:

  1. Situe esta charge no contexto da Independência dos Estados Unidos, da Expansão Territorial e da Guerra Civil Norte-Americana.
  2. Avalie a relação entre a charge e uma hipotética discussão sobre cidadania e participação política dos canadenses.

A reação do observador diante da imagem é pessoal; depende da sua sensibilidade, capacidade e maturidade intelectual; da sua percepção artística, política, social, religiosa etc.

  1. Avalie, circunstanciadamente, o trabalho que você desenvolveu em função do roteiro proposto e do conhecimento eventualmente adquirido.
Download da Fonte e do Roteiro

Como citar este post:

SILVA, Dinair Andrade da. “Roteiro de análise de fonte primária – Uncle Sam kicked out”. In: Histórias das Américas. Disponível em:  https://historiasdasamericas.com/americas/america-francesa/america-francesa-independente/uncle-sam-kicked-out/ . Publicado em: 15/09/2020. Acesso: [informar a data de acesso].