Uma das últimas fotos de Antônio Americano do Brasil.
Imagem retirada do livro Romanceiro & Trovas Populares – Espaços de Antônio Americano do Brasil, p.141.
Edição crítica de Basileu Toledo França.

Neste livro, o Prof. Dinair Andrade da Silva analisa o pensamento e a atuação de Antônio Americano do Brasil, um intelectual goiano que viveu durante a Primeira República.

O trabalho não se restringe à produção historiográfica de Americano, abrangendo outras áreas de interesse social bem como sua atuação política em defesa de Goiás.

Organicismo evolucionista e o ciclone da civilização

O interesse pela tradição e pelo folclore era uma característica da época, uma busca de bases para o nacionalismo que se reforçava com a experiência republicana.
Embora em contradição com a tônica modernizadora, a tradição entrava como argumento inclusive para a mudança da capital para Goiás: o Rio era cosmopolita demais para continuar representando a nação, ao passo que Goiás, isolado no sertão, conservava as forças genuinamente nacionais.
É fácil perceber a ambiguidade que se criava na mente, sentimentos e atitudes dos jovens que partiam do interior para a capital do país: o conforto e a estimulação intelectual em oposição ao desconforto e marasmo. A tendência maior era fixar-se no grande centro cultural e de lá defender, de forma subjetiva, o estilo de vida antigo e, de forma objetiva, o estilo novo, com permutas ocasionais de ponto de vista, de acordo com a avaliação das circunstâncias.

Americano do Brasil, como um homem de seu tempo, não fugiu a essa tendência. Dividiu-se entre Rio e Goiás. Fatores político-familiares motivavam e justificavam esta alternância, já que num regime oligárquico razões de família e razões de Estado são convenientemente confundidas.

História, tradição e política em Goiás no início do século XX

Casa onde Antônio Americano do Brasil morreu assassinado.
Imagem retirada do livro Romanceiro & Trovas Populares – Espaços de Antônio Americano do Brasil, p.156.
Edição crítica de Basileu Toledo França.

Antônio Americano do Brasil representa o exemplo goiano do intelectual brasileiro formado dentro das correntes culturais que conseguiram avançar até as primeiras décadas do século XX.

Momentos houve em que percebeu os reais interesses dos que dirigiam a sociedade, de fora. Momentos houve em que percebeu os reais interesses do seu grupo e dos demais que dirigiam a sociedade, de dentro. E houve um momento, que lhe custou caro, em que não só percebeu, mas denunciou o jogo oligárquico, o controle da sociedade, de dentro e de fora: a questão da lei de imprensa.

Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva

O livro Um intelectual e a História: Antônio Americano do Brasil, de Edição do Autor, foi publicado em Brasília no ano de 1982 e contém 146 páginas.

Como citar este post: SILVA, Dinair Andrade da. Um intelectual e a História: Antônio Americano do Brasil. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/um-intelectual-e-a-historia-antonio-americano-do-brasil/. Publicado em: 24/11/2021. Acesso: [informar a data de acesso].