Produção Intelectual
Com o objetivo de tornar acessíveis pesquisas feitas em ambiente acadêmico, criamos um espaço destinado à Produção Intelectual nas suas distintas modulações.
Estão disponíveis ao interessado, estudos realizados pelo Editor. Pode-se encontrar, também, trabalhos de outros autores que tiveram o interesse de ter seu material publicado neste site.
Imagens e reflexões sobre o Brasil da Era FHC
Para as suas reflexões, a autora tomou como hipótese de trabalho a assertiva de que "a globalização neoliberal (...) não foi um modelo adequado para melhorar a qualidade de vida da maioria da população brasileira." Defendeu o ponto de vista de que "o modelo implantado e consolidado (...) privilegiou o capital financeiro internacional e enfraqueceu o Estado nacional brasileiro".
A participação das mulheres no processo de independência da América Latina
Estudo crítico sobre a participação das mulheres na independência da América Latina silenciada pelos registros biográficos dos séculos XIX e XX.
Atlas das viagens de Saint-Hilaire pelo Brasil
Este ensaio de cartografia histórica, que integra o livro Viajante estrangeiro, cultura e relações internacionais: Auguste de Saint-Hilaire no Brasil, 1816-1822, inclui dezesseis mapas que reconstituem o itinerário percorrido pelo viajante durante as suas viagens pelo Brasil.
Canções de resistência, canções de esperança
Este post apresenta reflexões sobre a importância da música e da religiosidade como formas de manifestações culturais na luta pela igualdade dos direitos civis nos Estados Unidos, nas décadas de 1950 e 1960.
A bordo do Galeão de Manila: a travessia de Gemelli Carreri
Reflexões sobre o relato de Gemelli Carreri referente à sua travessia das Filipinas ao México a bordo do Galeão de Manila.
Viajante estrangeiro, cultura e relações internacionais: Auguste de Saint-Hilaire no Brasil, 1816-1822
Neste livro, o Prof. Dinair Andrade da Silva estuda os relatos de Auguste de Saint-Hilaire feitos durante suas viagens pelo Brasil entre os anos de 1816-1822. O intuito da pesquisa é inserir a referida literatura de viagem no quadro das relações culturais internacionais, considerando o viajante como um ator dessas relações.
Fronteiras estratégicas: as Antilhas sob a ótica da diplomacia brasileira, 1947-1953
Neste artigo, o Prof. Dinair Andrade da Silva estuda, sob a ótica da diplomacia brasileira, aspectos das relações internacionais nas Antilhas, enfatizando a sua condição de fronteiras estratégicas no âmbito da política anticomunista norte-americana, entre 1947 e 1953, período conhecido como a primeira Guerra Fria.
Autonomia e Ocidentalismo – duas projeções internacionais da América Latina em Martí e Sarmiento
Nesta comunicação, o Prof. Dinair Andrade da Silva apresenta elementos de sua pesquisa no âmbito de compreender e explicar os quadros mais amplos da História das Relações Culturais Internacionais na Hispano-América, a partir do exame de escritos de dois homens de pensamento e de ação que viveram no século XIX: José Julián Martí y Pérez (1853-1895) e Domingo Faustino Sarmiento (1811-1888).
O método e a intencionalidade do historiador
Esboço das ferramentas e método utilizados na elaboração de dissertação sobre Auguste de Saint-Hilaire.
O Pacto de Mayflower – Análise de Fonte Primária
Trata-se de análise da fonte primária - “O Pacto de Mayflower, 21 de novembro de 1620”, elaborada por Genivaldo Sampaio da Silva, estudante de graduação em História da União Pioneira de Integração Social – UPIS.
O Início: o admirável Mundo Novo – Resenha
Trata-se de resenha do capítulo “O Início – O Admirável Mundo Novo”, contido no livro Estados Unidos: A Formação da Nação, de Leandro Karnal, elaborada por Elton Silva Pacheco, estudante de graduação em História da União Pioneira de Integração Social – UPIS.
A Utopia – Análise de Fonte Primária
Trata-se de um exercício intelectual de análise de fonte primária, tão necessário para a formação do futuro historiador, elaborado por Matheus Queiroz de Assis, estudante do curso de graduação em História da União Pioneira de Integração Social – UPIS.
A estrutura repressiva do Stronato com aparência democrática
Trata-se de Projeto de Pesquisa de autoria de Delma de Andrade Ramos Oliveira, estudante do curso de graduação em História da União Pioneira de Integração Social – UPIS. O assunto é a Ditadura do General Stroessner, no Paraguai, que teve duração de 35 anos e ficou conhecida como Stronato.
Entre o trono e o altar: a política pendular da Santa Sé no reconhecimento das independências hispano-americanas
Em sua dissertação de mestrado, Regina da Cunha Rocha, estuda o papel da Santa Sé no processo de reconhecimento das independências ocorridas na Hispano-América, na primeira metade do século XIX.
Chama da fé, luz da razão: o ideário de Frei Servando Teresa de Mier no contexto das independências hispano-americanas
Apresenta-se a íntegra da dissertação de mestrado produzida pela jovem pesquisadora Carolina da Cunha Rocha. Em Chama da fé, luz da razão, discute-se a contribuição intelectual de Frei Servando Teresa de Mier, clérigo iluminista, para a compreensão do processo de independência da Hispano-América e da formação do Estado nacional mexicano.
Arrolamento das fontes históricas de Luziânia
Trata-se de levantamento de fontes históricas da cidade de Luziânia, localizada no estado de Goiás, elaborado pelo Prof. Dinair Andrade da Silva.
Arrolamento das fontes históricas de Porto Nacional
Trata-se de levantamento de fontes históricas do município de Porto Nacional, atualmente localizado no estado de Tocantins, elaborado pelo Prof. Dinair Andrade da Silva.
Um intelectual e a História: Antônio Americano do Brasil
Neste livro, o Prof. Dinair Andrade da Silva analisa o pensamento e a atuação de Antônio Americano do Brasil, um intelectual goiano que viveu durante a Primeira República. O trabalho não se restringe à produção historiográfica de Americano, abrangendo outras áreas de interesse social bem como sua atuação política em defesa de Goiás.
A produção intelectual do exilado-viajante como objeto das Relações Internacionais: os escritos de Martí e Sarmiento como instrumentos de análise
O objetivo deste trabalho é examinar a possibilidade de se incluir a produção intelectual do exilado-viajante como objeto de estudo da História das Relações Internacionais. O estudo realizou-se a partir da produção intelectual de José Martí e Domingo Sarmiento, autores que mergulharam, teórica e empiricamente, na realidade hispano-americana, e, ao mesmo tempo, compartilharam a diversidade de interesse, o cultivo da arte literária e da retórica, além de se deixarem atrair pela polêmica jornalística e pela prática política.
Aproximação a Félix Varela – Fundador da nacionalidade cubana e reformador social nos Estados Unidos
Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva
Originalmente publicado em: Textos de História. Revista do Programa de Pós Graduação em História da UnB. Brasília: vol. 13, nºs 1/2, 2005, p. 53-112. Dossiê Caribe (s).
Editor responsável do volume: Jaime de Almeida.
Tipo: Artigo
Cuba, nos últimos tempos, em decorrência do ocaso do governo de Fidel Castro e das conseqüências dele advindas, atravessa um período de crescente inquietação social e política. Por tais circunstâncias, as comunidades intelectuais cubana...
Muito Além das Fronteiras do Século XIX – Política Internacional em Martí e Sarmiento no Limiar do Século XXI
Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva
Originalmente publicado em: Revista Brasileira do Caribe. Revista do Centro de Estudos do Caribe no Brasil. Goiânia: vol. VI, nº 11, jul-dez 2005, p. 119-142.
Editora responsável e organizadora do volume: Brígida M. Pastor da University of Glasgow.
Tipo: Artigo
O cubano José Martí (1853-1895) e o argentino Domingo Sarmiento (1811-1888) refletiram e atuaram, também, no âmbito da política interamericana. Procuraram explicitar, cada um a seu modo,...
A Imprensa Platina e a Missão Especial do Brasil ao Uruguai, abril de 1964
Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva
Originalmente publicado em: Revista Brasileira de Política Internacional. Vol. 45, nº 2, Brasília Julho/Decembro, 2002.
Tipo: Artigo
A imprensa platina em geral, e a uruguaia particularmente, adotou uma postura hostil ao movimento militar de 31 de março de 1964 no Brasil,...
Relações interamericanas da Venezuela no contexto da Primeira Guerra Fria sob a ótica da diplomacia brasileira, 1947-1953
Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva
Originalmente publicado em: Revista Estudos - Goiânia - vol. 32 - nº 5, Maio de 2005.
Tipo: Artigo
O objetivo deste trabalho é discutir aspectos das relações internacionais da Venezuela sob a ótica da diplomacia brasileira entre...
O Brasil nas Migrações Internacionais
Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva
Originalmente publicado em: SARAIVA, José Flávio Sombra; CERVO, Amado Luiz (orgs.). O crescimento das relações internacionais no Brasil. Brasília: Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, 2005, p. 111-144.
Tipo: Capítulo de Livro
O objetivo deste estudo é apresentar um balanço das migrações internacionais do Brasil nos últimos cinquenta anos. O tema é social e cientificamente relevante por desvelar uma transformação no fluxo migratório: o Brasil, tradicional país receptor de imigrantes, torna-se, nas duas últimas décadas, um país de intensa emigração...
Economia e modernização na América Espanhola da segunda metade do século XIX
Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva
Originalmente publicado em: Revista Múltipla – Ano X - vol. 13 - nº 19, Dezembro de 2005.
Tipo: Artigo
O objetivo deste artigo é discutir aspectos relevantes da economia e da modernização na Hispano-América durante a segunda metade do século XIX. Levando-se em conta as especificidades dos diversos Estados da região, foram...
Pedro Ludovico Teixeira (1891-1979)
Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva
Originalmente publicado em: VALADARES, Napoleão (org.). Patronos. Brasília: Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, 2007, p. 273-277.
Tipo: Capítulo de Livro
Em espaço tão exíguo não se fará mais que apresentar, de maneira esquemática, o perfil biográfico deste goiano ilustre e sua inserção no contexto histórico pertinente, e colocar à disposição do leitor interessado...
Augusto Saint-Hilaire Revisitado
Resenha elaborada pelo Prof. Dr. Héctor Hernan Bruit, da UNICAMP, sobre o livro Viajante estrangeiro, cultura e relações internacionais: Auguste de Saint-Hilaire no Brasil, 1816-1822 escrito pelo Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva.
Félix Varela no Parlamento Espanhol, 1822-1823: ideias políticas e projetos de um deputado cubano
Discente: Bárbara Dornelas Belchior Costa Andrade
Orientador: Prof. Dr. Antônio José Barbosa
Instituição: Universidade de Brasília
Ano: 2006
Tipo: Monografia
O objeto de estudo deste trabalho é uma reflexão sobre as ideias políticas de Félix Varela referentes a questões relativas ao Ultramar e à América Espanhola, eixo temático pouco valorizado pela maioria do Parlamento espanhol do Triênio Liberal. Estas questões foram depreendidas dos textos produzidos por Varela na condição de deputado por Cuba,...