Este Manual elaborado pelo Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva é fruto de sua extensa experiência de sala de aula, orientando alunos a construírem seus projetos de pesquisa.

Sobre o Manual para elaboração de Projeto de Pesquisa em História

Optou-se por produzir um trabalho sucinto e objetivo, mas que, simultaneamente, pudesse oferecer subsídios essenciais para a produção de um projeto de pesquisa compatível com o nível de graduação.

Naturalmente, não existe uma estrutura padrão para se elaborar um projeto de pesquisa em História. No entanto, buscando uma melhor maneira para superar as diversas dificuldades, criou-se uma estrutura simples, que tem se mostrado didaticamente viável.

Iniciação à pesquisa e à metodologia científica

Entende-se que a natureza do projeto é dinâmica; e, se ajusta na medida em que a investigação avança. Em outros termos, o projeto imprime um rumo à investigação e, ao mesmo tempo, a investigação o redireciona na medida de sua necessidade.

Com o propósito de facilitar o trabalho do iniciante, propõem-se perguntas para subsidiar a elaboração de cada seção do projeto. Evidentemente, não há necessidade de o estudante responder tais perguntas, sob a forma de trabalho. No entanto, quanto mais adequadas e completas forem as respostas, maior a facilidade de se elaborar um projeto consistente e de qualidade. A experiência tem demonstrado que as perguntas respondidas apressadamente e de forma inadequada, levam à perda de tempo. Acarretam trabalho dobrado para o estudante, que terá de refazer leituras e anotações.

As estratégias de execução do trabalho (procedimentos teóricos, metodológicos e técnicos) deverão resultar de um diálogo permanente e construtivo entre professor da disciplina e o aluno.

Formalidades para a apresentação de um projeto de pesquisa

  • formatação do corpo do texto
  • notas de rodapé
  • redação científica
  • folha de rosto, folha de identificação e sumário
  • expressões latinas mais utilizadas na apresentação das notas de rodapé
  • apresentação das referências bibliográficas mais comuns

Elementos estruturantes de um projeto de pesquisa

Introdução

Esta seção inicia-se com uma notícia do projeto que irá ser construído. Deve-se distinguir tema ou assunto de objeto de estudo. O tema ou assunto dá a ideia de um campo amplo de conhecimento. O objeto de estudo é, por sua vez, uma pequena parte deste. Na verdade, para construir o objeto de estudo é necessário estabelecer recortes, neste campo mais amplo de conhecimento. Estes recortes podem ser de natureza cronológica, temática e espacial.

Justificativa

Costuma-se justificar a escolha do objeto de estudo a partir de critérios como a relevância social e científica, a exequibilidade ou viabilidade, o interesse pessoal, entre outros.

Objetivos

Os objetivos podem ser reunidos em duas categorias: geral (de natureza abrangente, abarcando o objeto de estudo no seu conjunto) e específicos (de natureza particular, incluindo o objeto de estudo nas suas partes constitutivas).

Quadro teórico

A escrita da História não é um arrolamento de dados, fatos, datas e personagens. É o relacionamento destes e de outros ingredientes entre si. É a interpretação deles e dos seus sentidos. A escrita da História procura explicar uma relação que ainda não foi revelada. Neste sentido é que se coloca a questão teórica. Não se interpreta uma realidade sem uma teoria. O objeto de estudo pode, portanto, ser examinado de distintas formas. É a teoria utilizada que norteia cada uma delas.

Hipóteses

Hipóteses são suposições baseadas num conhecimento razoável do assunto que o trabalho pretende esclarecer. Elas são provisórias e, por essa razão, sinalizam para respostas prováveis. Ou seja, fornecem respostas que dependem de confirmação. Direcionam a pesquisa explicitando o seu rumo. Em se tratando da História, as hipóteses são entendidas como proposições de natureza geral, verificáveis indiretamente por meio do exame da documentação disponível. As hipóteses poderão ser ou não confirmadas pela pesquisa. Na verdade, elas são invenções criadas para auxiliar a explicação de conjuntos de fatos ou de processos. No âmbito da História, a testagem das hipóteses apenas se processa por meio da evidência histórica.

Fontes e metodologia

Há dois aspectos essenciais a considerar quanto à documentação: as fontes primárias ou testemunhos de época, que incluem uma multiplicidade enorme de elementos de natureza diversa; e as fontes secundárias ou bibliográficas, representadas pela produção intelectual de estudiosos que examinaram, interpretaram e emitiram, por meio dos seus escritos, pontos de vista sobre o tema considerado.

Estrutura provisória do TCC

A elaboração da Estrutura Provisória, também chamada de Plano de Trabalho para a construção do TCC, facilitará a tarefa da execução do projeto de pesquisa, com a consequente criação de um novo trabalho acadêmico.

Referências bibliográficas

As referências bibliográficas constituem o conjunto do material consultado, cujos elementos constitutivos deverão ser apresentados de maneira uniforme. Elas integram uma lista ordenada dos livros, artigos, entre outros materiais, citados no trabalho acadêmico, e são colocadas ao final dele. Compondo a mencionada lista, as obras relacionadas são apresentadas, segundo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e não deverão vir numeradas.

Cronograma para a execução do projeto

A elaboração de um cronograma para a execução do projeto, facilitará a tarefa da construção do TCC. No que concerne ao cronograma, este deverá ser simples e objetivo. Trata-se de instrumento de grande valia. Permite que o estudante se oriente com relação ao tempo disponível para a elaboração da tarefa. No cronograma, o tempo disponível deve ser especificado em semanas ou meses para a execução de cada uma das fases da elaboração do trabalho acadêmico projetado.

Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva

Este Manual é fruto de extensa experiência em sala de aula, orientando alunos a construírem seus projetos de pesquisa.

Como citar este post: SILVA, Dinair Andrade da. Manual para elaboração de Projeto de Pesquisa em História. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/manual-projeto-de-pesquisa-em-historia/. Publicado em: 22/09/2020. Acesso: [informar a data de acesso].