“Nenhum perdão ao ditador” / “Não ao silêncio”
Frases de repúdio ao ditador Stroessner em um muro de Assunção.
Fonte: Wikimedia Commons. Acesso em: 29/03/2021.

Trata-se de Projeto de Pesquisa de autoria de Delma de Andrade Ramos Oliveira, estudante do curso de graduação em História da União Pioneira de Integração Social – UPIS.

O assunto é a Ditadura do General Stroessner, no Paraguai, que teve duração de 35 anos e ficou conhecida como Stronato. Delma recortou o objeto de estudo, centrando-o no aparelho repressivo do Estado. O objetivo central da pesquisa é compreender como Stroessner conseguiu governar por tão extenso período, mantendo uma fachada democrática e parlamentarista.

Relevância social e científica do estudo do regime ditatorial de Stroessner

Esse objeto de estudo é relevante socialmente porque teve um impacto profundo na vida política e social do Paraguai. Promoveu transformações relevantes na sociedade, provocando traumas com repercussões até os dias atuais.

Além da importância social, é relevante cientificamente: a comunidade intelectual pertinente debruçou-se sobre o tema, apresentando uma produção vastíssima, que abarca múltiplos aspectos da ditadura e suas repercussões sobre a vida paraguaia.

Stroessner em seu gabinete presidencial.
Fonte: Wikimedia Commons. Acesso em: 29/03/2021.

Arquivo do Horror, Operação Condor e Comición de Verdad y Justicia del Paraguay

A estudante levanta hipóteses interessantes e pertinentes acerca do objeto de estudo. Entre elas:

  • As principais ações desenvolvidas pelos órgãos repressivos, durante o Stronato, foram as violações dos Direitos Humanos como a tortura, o desaparecimento de pessoas e a atuação da Operação Condor.
  • Os pilares que sustentaram o extenso governo ditatorial foram o Partido Colorado, as Forças Armadas e o culto à personalidade de Stroessner.
  • Os mecanismos que sustentaram o regime foram a fachada democrática, o sistema de repressão eficaz, a corrupção institucionalizada, a ideologia nacionalista e o apoio dos Estados Unidos.
  • Os registros encontrados do Arquivo do Horror, em 1992 no Paraguai, representaram o desvendamento de quase meio século de história que (1927 a fevereiro de 1989).
  • Após a descoberta dos documentos encontrados no Arquivo do Horror e dos registros da Comición de Verdad y Justicia del Paraguay, foi possível identificar as pessoas que fizeram parte dessa história.
  • O regime repressivo comandado por Stroessner fez parte da Operação Condor, que tinha por finalidade perseguir indivíduos com pensamentos contrários aos regimes ditatoriais que existiam no continente americano.

Este objeto de estudo está inserido de forma específica na História Contemporânea do Paraguai e de forma ampla na História Contemporânea da América Latina.

Autora: Delma de Andrade Ramos Oliveira

Projeto de monografia apresentado ao Departamento de História da União Pioneira de Integração Social – UPIS, no ano de 2020, como requisito parcial à aprovação na disciplina Projeto de Pesquisa. Orientador: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva.

Como citar este post: OLIVEIRA, Delma de Andrade Ramos. A estrutura repressiva do Stronato com aparência democrática – Projeto de Pesquisa. União Pioneira de Integração Social – UPIS, Brasília, 2020. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/a-estrutura-repressiva-do-stronato-com-aparencia-democratica/. Publicado em: 30/03/2021. Acesso: [informar a data de acesso].