A participação das mulheres no processo de independência da América Latina - Maria Quitéria, Manuela Sáenz e Juana Azurduy

As imagens individuais de Maria Quitéria, Manuela Sáenz e Juana Azurduy foram retiradas da Wikimedia Commons. Acesso em: 12/04/2023. A ilustração final foi elaborada por nossa equipe.

Trata-se de artigo escrito por Ana Clara Alves Leite, Marília Persechini Mendes e Tallita Ertal de Oliveira, graduadas em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Um estudo crítico sobre a participação das mulheres na independência da
América Latina silenciada pelos registros biográficos dos séculos XIX e XX

Ao estudar o tema da independência da América Latina no século XIX, observa-se a consagração de heróis nacionais considerados símbolos de fundação da pátria. Grande parte do conhecimento desses sujeitos relegado para a posteridade é devido ao registro de suas histórias em biografias, escritas nos séculos XIX e XX.

A participação feminina nos movimentos de independência é majoritariamente silenciada. E quando referenciadas são em obras predominantemente escritas por homens, refletindo o pensamento social do período.

Desse modo, o artigo busca apontar por meio dos estudos sobre Juana Azurduy, Maria Quitéria e Manuela Sáenz essas deturpações conferidas às suas histórias, além de enfatizar a luta e a decisiva participação das mulheres na independência da América Latina.

Autoras: Ana Clara Alves Leite, Marília Persechini Mendes e Tallita Ertal de Oliveira.
Mais sobre as autoras:
Ana Clara Alves Leite: formada em História Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2021 e em História Licenciatura em 2022 pela mesma Universidade. Atualmente atua como professora particular de História e Geografia na Vértice Aulas Particulares.
Marília Persechini Mendes: completou seu bacharelado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2020, atualmente cursa Letras na Universidade Federal de Minas Gerais.
Tallita Ertal de Oliveira: formada em Licenciatura e Bacharelado em 2022 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atualmente atua na área da educação como líder no Instituto Alicerce.

Como citar este post: LEITE, Ana Clara Alves; MENDES, Marília Persechini e OLIVEIRA, Tallita Ertal de. Independência da América Latina: a participação das mulheres e a visão de biografias dos séculos XIX e XX sobre elas. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/a-participacao-das-mulheres-no-processo-de-independencia-da-america-latina/. Publicado em: 24/04/2023. Acesso: [informar a data de acesso].

Atenção: Por favor, reporte possíveis equívocos na informação do post escrevendo para: ola@historiasdasamericas.com