Igreja Matriz de Santa Luzia. Fonte: IBGE.
Acesso em: 27/12/2020.

Trata-se de levantamento de fontes históricas da cidade de Luziânia, localizada no estado de Goiás, elaborado pelo Prof. Dinair Andrade da Silva. Este material foi apresentado, em forma de comunicação, no VI Simpósio Nacional de Professores Universitários de História, que aconteceu na cidade de Goiânia, no ano de 1971. A publicação dos Anais deste Encontro deu-se em São Paulo no ano de 1973.

A finalidade desta compilação de dados e sua análise crítica é contribuir com os estudos históricos da região. Justifica-se a escolha do recorte geográfico deste trabalho em razão da importância de Luziânia no contexto da mineração de ouro no Brasil colonial.

Acervos documentais e fontes primárias

A realização deste trabalho é resultado de múltiplas visitas pessoais feitas aos arquivos onde esses documentos encontram-se guardados. Observa-se uma questão relevante: a preservação dos acervos documentais.

No que se refere às particularidades locais, informa-se que não houve qualquer dificuldade em relação ao acesso aos arquivos. Todavia, ressalta-se que, além da disponibilização das fontes primárias, deve-se dar igual relevância ao estado físico do arquivamento das referidas fontes históricas.

Em alguns dos lugares visitados, percebe-se claro descaso em relação à preservação de documentos:

“Uma parte do arquivo da Prefeitura está situada numa das salas do mercado municipal sem as mínimas condições de segurança e conservação.”

Chama-se a atenção, ainda, para as técnicas de restauração utilizadas em alguns dos documentos pesquisados:

“O arquivo da Paróquia apresentou-nos um sério problema: a restauração. Aparentemente, um bom número de volumes encontram-se perfeitos. Porém a encadernação, embora bem feita, engloba fragmentos diversos e desordenados, em vários volumes.”

Lembra-se, por fim, que a pesquisa histórica engloba catalogação de documentos, sistematização de dados e acesso a arquivos. É de extrema relevância a preservação e a recuperação adequadas dos acervos documentais para a construção da memória coletiva e herança cultural de uma comunidade.

Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva

Originalmente publicado em: Simpósio Nacional de Professores Universitários de História, 6., 1971, Goiânia. Anais do VI Simpósio Nacional dos Professores Universitários de História. Trabalho livre e trabalho escravo. São Paulo: FFLCH-USP, 1973, v. 3, p. 603-632.

Este trabalho, assim como o volume completo dos Anais do VI Simpósio Nacional de Professores Universitários de História, também está disponível no site da ANPUH.

Como citar este post: SILVA, Dinair Andrade da. Arrolamento das fontes históricas de Luziânia. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/arrolamento-das-fontes-historicas-de-luziania/. Publicado em: 22/12/2020. Acesso: [informar a data de acesso].