As imagens individuais de José Martí e Domingo Sarmiento foram retiradas
da Wikimedia Commons. Acesso em: 10/08/2021.
A ilustração final foi elaborada por nossa equipe.

A presença de Martí e Sarmiento na História das Relações Culturais Internacionais na Hispano-América

Nesta comunicação, o Prof. Dinair Andrade da Silva apresenta elementos de sua pesquisa com o objetivo de compreender e explicar os quadros mais amplos da História das Relações Culturais Internacionais na Hispano-América, a partir do exame de escritos de dois homens de pensamento e de ação que viveram no século XIX: José Julián Martí y Pérez (1853-1895) e Domingo Faustino Sarmiento (1811-1888).

Estes homens mergulharam, teórica e empiricamente, na realidade hispano-americana e, ao mesmo tempo, compartilharam a diversidade de interesses, o cultivo da arte literária e da retórica, além de se deixarem atrair pela polêmica jornalística e pela prática política.

Reflete, ainda, sobre aspectos da inserção do tema no conhecimento disponível, comentando a escolha dos intelectuais que representam cada uma das projeções internacionais que examina; e, também, expõe desafios e questões enfrentadas durante a pesquisa.

Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva

Originalmente publicado em: Caminhos da história da América no Brasil: tendências e contornos de um campo historiográfico. Organizador: Jaime de Almeida. Brasília: ANPHLAC, 1998, p. 461-472.

Como citar este post: SILVA, Dinair Andrade da. Autonomia e Ocidentalismo – duas projeções internacionais da América Latina em Martí e Sarmiento. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/autonomia-e-ocidentalismo-duas-projecoes-internacionais-da-america-latina-em-marti-e-sarmiento/. Publicado em: 10/08/2020. Acesso: [informar a data de acesso].