Frei Servando Teresa de Mier. Fonte: Wikimedia Commons.
Acesso em: 11/01/2021.
Apresenta-se a íntegra da dissertação de mestrado produzida pela jovem pesquisadora Carolina da Cunha Rocha.
Em Chama da fé, luz da razão, discute-se a contribuição intelectual deste clérigo iluminista para a compreensão do processo de independência da Hispano-América e da formação do Estado nacional mexicano, como bem colocou a autora resumindo o seu trabalho:
Esta dissertação visa a compreensão da realocação de ideários europeus e norte-americanos para o contexto hispano-americano de formação dos estados nacionais independentes, na passagem do século XVIII para o início do século XIX, momento em que as correntes de pensamento do Iluminismo fluíam para o universo colonial, tomando-se por base os trabalhos do frei dominicano mexicano Servando Teresa de Mier (1763-1827).
Por ter sido testemunha privilegiada, ao percorrer lugares de onde emanavam as ondas reformistas, como a Europa e os Estados Unidos, e após ter sofrido pena de expatriação por oferecer explicação política ao milagre guadalupano, Mier aparece como típico representante criollo, cujo protagonismo alia conceitos da modernidade ilustrada, com seus ideais racionais e científicos, ao arcabouço cultural e espiritual vivido pelo México colonial.
Este trabalho discute o limite do alcance das doutrinas iluministas nas obras de frei Servando, sua contribuição para a construção do estado mexicano independente, bem como para a formação da identidade nacional, utilizando-se as categorias históricas de memória, identidade e representação para melhor compreensão deste fenômeno. Conclui-se que o ideário elaborado por frei Servando é expoente hispano-americano da corrente intelectual reformista presente na história ocidental do período analisado e fundamental para a compreensão da História das Idéias na Hispano-América.
Autora: Carolina da Cunha Rocha
Mais sobre a autora.
Dissertação apresentada ao Departamento de História da Universidade de Brasília, no ano de 2006, como requisito parcial à obtenção do grau de mestre em História. Linha de Pesquisa: História das Idéias. Orientador: Prof. Dr. Estevão Chaves de Rezende Martins.
Como citar este post: ROCHA, Carolina da Cunha. Chama da fé, luz da razão: o ideário de frei Servando Teresa de Mier no contexto das independências hispano-americanas. 321 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/chama-da-fe-luz-da-razao-o-ideario-de-frei-servando-teresa-de-mier-no-contexto-das-independencias-hispano-americanas. Publicado em: 12/01/2021. Acesso: [informar a data de acesso].
Deixar um comentário