America noviter delineata, Jodoco Hondio, cerca de 1640. Fonte: Wikimedia Commons. Acesso em 10/10/22.

A fragmentação territorial foi apenas revelada pela emancipação política

Na verdade, a fragmentação territorial do império colonial espanhol na América foi apenas revelada pelo processo da independência. Na prática, ela já existia. Senão vejamos.

A extensa geografia colonial abrigava múltiplas realidades humanas originárias. O solo diversificado proporcionava diferentes fontes de recursos naturais. As extensas costas litorâneas possibilitaram distintas condições de contato com o exterior. As diferenciadas arquiteturas ambientais permitiram variadas maneiras de implementação agrícola. O isolamento dos núcleos humanos, pela escassez das vias de comunicação, forjou uma discrepante regionalização. Sobrepondo-se a tudo isto, a estrutura político-administrativa imposta pela monarquia consolidou divergentes e desiguais contextos coloniais.

Os Vice-Reinos em que a América espanhola foi dividida

Vice-Reino da Nova Espanha

Os territórios do Vice-reino da Nova Espanha compreendiam parte da América do Norte, América Central e Caribe. Registra-se que a Nova Espanha também administrava o arquipélago das Filipinas, na Ásia. Fonte: Enciclopedia de Historia – Editorial Grudemi. Acesso em 10/10/22.

Vice-Reino do Peru

Os territórios identificados na cor marrom claro correspondem ao momento da fundação do Vice-reino do Peru. Aqueles representados pela cor marrom escuro refletem o referido Vice-reino até  cerca de 1800.  Fonte: Enciclopedia de Historia – Editorial Grudemi. Acesso em 10/10/22.

Vice-Reino da Nova Granada

O Vice-reino da Nova Granada foi criado em 1717. Sete anos depois, a unidade territorial foi dissolvida em razão de dificuldades financeiras. Em 1739, o vice-reino foi reinstaurado. Fonte: Enciclopedia de Historia – Editorial Grudemi. Acesso em 10/10/22.

Vice-Reino do Rio da Prata

A região do Vice-reino do Rio da Prata incluía os atuais territórios da Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile e parte do Brasil.  e Chile. Destaca-se, que a atual Patagônia e um grande parte da região do Chaco permaneceram sob domínio dos povos indígenas e nunca puderam ser ocupados pela Coroa Espanhola. Fonte: Enciclopedia de Historia – Editorial Grudemi. Acesso em 10/10/22.

A importância política e humana das audiências

É bom recordar que, em geral, concluídos os grandes embates definidores do rompimento, houve uma certa tendência na manutenção da coesão e amplitude dos antigos quatro vice-reinos. Todavia, com o transcurso do tempo, as nações passaram a se configurar seguindo as demarcações das audiências, posto que estas desempenharam importante papel na sua área geográfica. Por outro lado, as tentativas de unidade fracassaram todas.

Grito de Dolores, Adrián Unzueta, cerca de 1900. Fonte: Wikipedia Commons. Acesso em 10/10/22.
A pintura retrata o padre Miguel Hidalgo y Costilla convocando os habitantes do Povoado de Dolores e de regiões próximas, na manhã de 16 de setembro de 1810, para se rebelarem contra o Vice-reino da Nova Espanha. Este foi considerado o ato que deu início à Guerra de Independência do México.

Alguns fatores acabaram por fortalecer a fragmentação: a crescente militarização das nações, a ausência de poder político institucionalizado, as manifestações autonomistas do latifúndio, o esfacelamento das elites, as manifestações do autoritarismo e do arbítrio, além de outros.

Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva

Elaborado com base em: RODRÍGUEZ LAPUENTE, Manuel. Historia de Iberoamérica. Barcelona: Editorial Ramón Sopena, 1968, p. 591-593.

Como citar este post: SILVA, Dinair Andrade da. Mapa conceitual – O Processo Hispano-Americano de Fragmentação Territorial. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/o-processo-hispano-americano-de-fragmentacao-territorial/. Publicado em: 05/07/2020. Acesso: [informar a data de acesso].