Retrato de Augusto de Saint Hilaire, Henrique Manzo, s.d.. Fonte: Wikimedia Commons. Acesso em: 20/10/22.

Ensaio de cartografia histórica

O Atlas, que integra o livro Viajante estrangeiro, cultura e relações internacionais: Auguste de Saint-Hilaire no Brasil, 1816-1822, inclui dezesseis mapas que reconstituem o itinerário percorrido pelo viajante durante as suas viagens pelo Brasil.

Um mapa-síntese da região visitada por Saint-Hilaire abre este trabalho de Cartografia Histórica. Os mapas seguintes recompõem uma a uma as quatro viagens realizadas, que tiveram sempre como ponto de partida a cidade do Rio de Janeiro. Por razões práticas levou-se em conta na representação cartográfica, o percurso efetuado no território de cada um dos atuais Estados brasileiros.

A primeira viagem realizou-se pelos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A segunda desenvolveu-se pelos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. A terceira viagem, a mais longa delas, abarcou regiões dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A última viagem estendeu-se por áreas dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Gostaria de consignar aqui os meus sinceros agradecimentos a desenhista Magno Ernesto Cavalcante, que deu forma às minhas ideias de Cartografia Histórica.

Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva

O Atlas integra o livro Viajante estrangeiro, cultura e relações internacionais: Auguste de Saint-Hilaire no Brasil, 1816-1822, de autoria do Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva.

Como citar este post: SILVA, Dinair Andrade da. Atlas das viagens de Saint-Hilaire pelo Brasil. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/atlas-das-viagens-de-saint-hilaire-pelo-brasil/. Publicado em: 26/10/2022. Acesso: [informar a data de acesso].