Baía de Guanabara, J. M. Rugendas, sem data.
Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Acesso em: 06/07/2021.

Johann Moritz Rugendas. Pintor alemão. Descendia de família de artistas.
Seus ascendentes eram catalães e flamengos. Nasceu em Augsburgo, em 29 de março de 1802;
e faleceu em Weilheim an der Teck, em 29 de maio de 1858.

Neste livro, o Prof. Dinair Andrade da Silva estuda os relatos de Auguste de Saint-Hilaire feitos durante suas viagens pelo Brasil entre os anos de 1816-1822.

O intuito da pesquisa é inserir a referida literatura de viagem no quadro das relações culturais internacionais, considerando o viajante como um ator dessas relações.

Relatos de viagens como fontes de pesquisa para a História das Relações Culturais Internacionais

Este trabalho reconstitui aspectos do Brasil às vésperas da independência a partir da visão de Saint-Hilaire, expressa nos seus relatos de viagem.

O intuito do trabalho é abordar o relato de viagem no quadro das relações culturais internacionais, considerando o viajante como um membro de uma determinada cultura em interação com outro universo cultural.

Integra este estudo uma discussão ampla sobre viagens, viajantes e relatos, ilustrada com diversas tabelas e seguida por um quadro histórico destinado a situar o naturalista francês no seu tempo.

Após a elaboração de um perfil de Saint-Hilaire e da dinâmica de sua expedição, examinamos os seus relatos, com vistas à reconstituição de suas viagens pelo interior do Brasil, documentada com farto material cartográfico.

Finalmente, incluímos nas “Fontes e bibliografia” um levantamento da produção intelectual do viajante e, nos “Anexos”, uma notícia sobre a utilização de uma enciclopédia como instrumento de trabalho e sobre a técnica de categorização dos relatos de Saint-Hilaire.

Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva

O livro Viajante estrangeiro, cultura e relações internacionais: Auguste de Saint-Hilaire no Brasil, 1816-1822 foi publicado em Brasília, pela Editora Casa das Musas, no ano de 2006 e contém 240 páginas.

Como citar este post: SILVA, Dinair Andrade da. Viajante estrangeiro, cultura e relações internacionais: Auguste de Saint-Hilaire no Brasil, 1816-1822. Brasília: Casa das Musas, 2006, p. 240. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/viajante-estrangeiro-cultura-e-relacoes-internacionais-auguste-de-saint-hilaire-no-brasil-1816-1822/. Publicado em: 07/09/2021. Acesso: [informar a data de acesso].