O Himno Nacional Argentino interpretado pela primeira vez na casa de María Sánchez de Thompson, em 14 de maio de 1813.
Fonte: Wikimedia Commons.
Acesso em: 11/01/2021.

A “Longa Espera” no processo histórico latino-americano no século XIX está intimamente relacionada à constituição dos ordenamentos políticos dos futuros estados nacionais.

Alternância de ambientes liberais e conservadores

A formação dos estados nacionais na América Latina é resultado de um conflito político-ideológico entre os interesses dos liberais e das elites conservadoras.

Neste contexto de centralização versus descentralização, e considerando as especificidades de cada um dos contextos, pode-se dizer que as independências não alteraram significativamente a ordem política, econômica e social vigentes durante o período colonial espanhol.

Download do Mapa Conceitual

Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva

Elaborado com base em: “A formação do Estado Nacional na América Latina: as emancipações políticas e o intrincado ordenamento dos novos países”. In: WASSERMAN, Claudia (coord.). História da América Latina: cinco séculos (temas e problemas). Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2000, p. 177-214.

Como citar este post: SILVA, Dinair Andrade da. Mapa conceitual – Os futuros estados nacionais no período da “longa espera”. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/os-futuros-estados-nacionais-no-periodo-da-longa-espera-2/. Publicado em: 07/08/2020. Acesso: [informar a data de acesso].