Columbus Before the Queen. Fonte: Emanuel Leutze, Public domain, via Wikimedia Commons.
Acesso em: 29/12/2020.

As Capitulações de Santa Fé como um contraponto à centralização do poder pelos Reis Católicos

A partir da união matrimonial entre Isabel de Castela e Fernando de Aragão (1469), o poder real castelhano começou a robustecer-se frente à nobreza.

Diversas providências foram tomadas no sentido de preservar e ampliar a centralização do poder monárquico. Criou-se a Santa Irmandade (1476), para a garantia da ordem; o Exército e a Justiça foram reestruturados e instalou-se o Tribunal do Santo Ofício (1478).

Além disso, foram tomadas medidas contra a nobreza, que culminaram com a destruição de alguns castelos feudais e a proibição das constantes guerras privadas entre nobres. Em 1482, foi declarada guerra contra o Reino de Granada, que terminou com a vitória castelhana em 1492.

A despeito destas e de outras providências neste sentido, um navegante estrangeiro, por meio das Capitulações que lhe foram outorgadas pelos Reis Católicos, provocaria um autêntico retrocesso no quadro político-institucional hispânico.

As Capitulações de Santa Fé e a viagem de Colombo

Trata-se de um acordo firmado entre a Coroa Espanhola e Cristóvão Colombo em razão de sua viagem às Índias. O documento foi assinado pelo viajante-explorador e pelos monarcas Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela em Santa Fé, em 17 de abril de 1492. Seus capítulos estabelecem e definem as condições em que Colombo realizaria a sua primeira viagem.

Para que o estudante tenha uma ideia do manuscrito de onde Rafael Conde y Delgado de Molina efetuou a transcrição posta acima, reproduziu-se o documento a partir da cópia existente no Archivo de la Corona de Aragón, Espanha, já que não mais existe o manuscrito original.

Download da Fonte e do Roteiro

Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva

Roteiro de análise de fonte primária elaborado com base em: Capitulaciones del Almirante don Cristóbal Colón o ‘de Santa Fe’, transcrição e tradução realizada por Rafael Conde y Delgado de Molina. In: Portal de Archivos Españoles (PARES). Disponível em: http://pares.mcu.es/ParesBusquedas20/catalogo/description/5401002?nm. Acesso em 08/12/2020.

Como citar este post: SILVA, Dinair Andrade da. Roteiro de análise de fonte primária – “Capitulaciones de Santa Fe” ou “Las Capitulaciones del Almirante don Cristóbal Colón”, 17 de abril de 1492. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/capitulaciones-de-santa-fe-ou-las-capitulaciones-del-almirante-don-cristobal-colon-17-de-abril-de-1492/. Publicado em: 08/12/2020. Acesso: [informar a data de acesso].