Colégio Dom Bosco – 1969
Cadernos de Geologia, Cleber Gouvêa, 1986.
Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Acesso em: 22/06/2021.
No mundo e no espaço sideral
Estava acontecendo tudo em todos os lugares, em todos os níveis da vida dos homens. Em 1969, o homem pisou na lua pela primeira vez. Naquele ano, realizou-se o último show dos Beatles. E fez-se nos Estados Unidos, o primeiro implante de coração artificial…
No Brasil
O Presidente Costa e Silva afastou-se do cargo devido a uma trombose cerebral. Os primeiros sinais da enfermidade, apareceram por volta do dia 27 de agosto de 1969, quando teve dificuldades em acompanhar a audiência que havia concedido ao Governador de Goiás, Otávio Lage de Siqueira.
Com o seu afastamento, os ministros militares – General Lyra Tavares, do Exército; Almirante Augusto Rademaker, da Marinha; Brigadeiro Márcio de Sousa Mello, da Aeronáutica – assumiram o governo, por força do AI-12, de 1969, por eles editado. Governaram com mão de ferro, até o final de outubro daquele ano.
O Vice-presidente da República Pedro Aleixo, afastado pela Junta de Governo, foi impedido de assumir a Presidência. Neste ínterim, por meio de eleição indireta realizada no Congresso Nacional, controlado pelos militares, foi eleito Presidente o General Garrastazu Médici.
Pêndulo Fechado, Cleber Gouvêa, 1977. Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Acesso em: 22/06/2021.
Entre Pedras II, Cleber Gouvêa, 1987. Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Acesso em: 22/06/2021.
Em Goiás
A classe média urbana era pouco expressiva. Em decorrência da inexistência de capital privado para investimentos e da ausência de uma tradição empresarial, o governo goiano teve que tomar a iniciativa para colocar em marcha o desenvolvimento do Estado.
As ações do governo em busca do desenvolvimento, estavam naturalmente acopladas à necessidade de uma crescente concentração de recursos. Para tanto, ampliou-se de maneira significativa a tributação. No período situado entre o final dos anos sessenta e o início dos anos setenta, a tributação multiplicou-se por mais de seis. À época, não somente Goiás, mas o Brasil como um todo, caminhava para uma estatização crescente.
No Estado, era alta a concentração da renda. O latifúndio, uma realidade. Visceralmente ligada às raízes goianas, a atividade pecuária passava por profundas transformações. Pequenos proprietários viviam sob o regime de subsistência. O sistema de trabalho mais utilizado era o da meação.
Em Goiânia
A capital do Estado viveu momentos de tensão no final de outubro de 1969, quando o período governamental do Prefeito Iris Rezende foi encerrado de forma abrupta, por meio de ato que cassou seus direitos políticos por dez anos.
Em decorrência desta circunstância, o governador Otávio Lage, nomeou Leonino Di Ramos Caiado prefeito da Capital. Caiado esteve à frente do Executivo municipal até meados dos anos setenta.
Quanto a mim, recordo que, por mérito, obtive da Universidade Católica de Goiás uma bolsa de estudo integral, que me acompanhou o curso por inteiro. Durante os anos em que frequentei aquela instituição, permaneci também no meu trabalho, no escritório de uma loja de autopeças. Sou grato ao seu proprietário que concedeu-me permanecer na empresa, sob o regime de meio expediente.
Um educandário para a classe dirigente
Colégio Dom Bosco. Não possuo nenhum documento que formalizasse a minha passagem como docente, por aquele estabelecimento de ensino, também conhecido como Ateneu.
Colégio por cujos bancos passaram os jovens da elite goiana e goianiense. Jovens que reproduziram os quadros dos segmentos dominantes da burocracia e da sociedade. Por ali também passaram alguns poucos representantes de estratos subalternos, agraciados com eventuais e esporádicas bolsas de estudo.
Crustáceos, Cleber Gouvêa, 1997. Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Acesso em: 22/06/2021.
Como me tornei professor do Ateneu?
Naquele ano, Iram de Almeida Saraiva, meu colega de faculdade, que também se bacharelou em Direito, estava deixando o Colégio. Então, me apresentou a um padre de nome Oto, se não falha a memória, recomendando-me como seu sucessor.
Abandonando a docência e o ensino da História, embrenhou-se pelas sendas da política. Ao longo da vida, construiu uma extensa trajetória, cujos extremos foram a Câmara de Vereadores de Goiânia. No entanto, foi Deputado Federal por Goiás, Senador da República e Ministro do Tribunal de Contas da União.
Labirinto, Cleber Gouvêa, 1987. Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Acesso em: 22/06/2021.
Poucas coisas ficaram pelas trilhas da minha memória
Ah! Faz muito tempo. Mas, lembro-me das imensas salas de aula, muito claras e com pé direito muito alto. Recordo-me das turmas, em fila no pátio. Antes do início das aulas, passávamos todos pela igreja, contígua, onde havia um momento de oração. Lembro-me do Diretor, padre Cleto Caliman, creio. Recordo da sua amabilidade e simpatia para comigo…
Entretanto, nada ficou na minha memória referente aos alunos, aos colegas professores e aos funcionários do estabelecimento. Não me recordo de quanto tempo lá estive ensinando História. Creio ter sido talvez por um semestre. Nada vejo, nos confins das minhas lembranças, senão pálidas e difusas silhuetas de jovens vagando pelo pátio, pela igreja e corredores tão amplos, quanto claros, daquela casa de ensino.
As imagens utilizadas para ilustrar este post foram produzidas por Cleber Gouvêa, pintor, escultor, gravador e professor no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás. Nasceu em Uberlândia, em 1942 e faleceu em Brasília, no ano 2000.
Este é o terceiro post de uma série de registros de minhas lembranças dos meus primeiros encontros com a docência que ocorreram entre os anos de 1968 e 1971, em Goiânia.
Como citar este post: SILVA, Dinair Andrade da. Soou a sirene… As aulas vão começar! Lembrança 3 – Colégio Dom Bosco – 1969. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/soou-a-sirene-as-aulas-vao-comecar-lembranca-3/. Publicado em: 22/06/2021. Acesso: [informar a data de acesso].
Deixar um comentário