Havana no século XIX (1851). Fonte: Wikimedia Commons. Acesso em 13/01/22.
Nota sobre o autor e seu documento
Formação intelectual do autor
Félix Varela nasceu em Havana em 1788. Órfão, foi criado pelo avô que em 1791 tornou-se governador de San Agustín de La Florida, à época uma circunscrição da Capitania Geral de Cuba.
Naquele local, iniciou, em 1794, os seus estudos de música, gramática, latim e humanidades, sob a orientação do padre irlandês Michael O´Reilly, homem de formação humanista, erudito e respeitado pelas suas virtudes.
Varela retornou a Havana em 1801 e matriculou-se no Real e Conciliar Colégio Seminário de São Carlos e Santo Ambrósio, com o objetivo de tornar-se sacerdote.
No ano seguinte, chegou a Havana o bispo Juan José Díaz de Espada y Fernández de Landa, formado no ideário iluminista na sua versão espanhola. O prelado iniciou suas práticas reformistas pelo Seminário São Carlos e influenciou decisivamente o jovem seminarista.
Os estudos formais de Varela foram desenvolvidos com constância e intensidade tanto no Seminário São Carlos quanto na Universidade de São Jerônimo. As duas instituições possuíam orientações filosóficas distintas. O Seminário estava imbuído das ideias iluministas e a Universidade se orientava na antiga Escolástica. O Seminário, diocesano, orientava-se pelo bispado; a Universidade seguia a orientação da Ordem dos Predicadores.
Em 1803, concluiu seus estudos de Latinidade e iniciou os de Filosofia. No ano seguinte, enquanto desenvolvia o curso no Seminário, iniciava estudos na Universidade. Em 1806, obteve o bacharelado em Filosofia e Artes pela Universidade. No Seminário, iniciou o curso de Teologia. Em 1807, tornou-se licenciado em Filosofia pela Universidade e no ano subsequente, bacharel em Teologia no Seminário e na Universidade.
A conclusão da preparação intelectual e espiritual ocorreu em 1811. Foi ordenado sacerdote na catedral de Havana, aos 23 anos, pelo bispo Espada com quem partilhou a noção de um catolicismo humanista e ilustrado.
O jovem sacerdote sempre esteve em sintonia com o pensamento filosófico do seu tempo. Para ele, a Filosofia Eclética ou Eletiva deveria substituir a velha e decadente Escolástica.
O autor se inclina para o magistério
Desde cedo, inclinou-se para o ensino. A cultura e erudição de Varela ampliavam a despeito de ser ainda muito jovem. Percebeu a necessidade de popularizar a educação com a inclusão das mulheres e demonstrou a importância do cultivo da língua espanhola e de sua utilização como instrumento de instrução geral.
Valorizou o ensino da música para a formação integral da criança e do jovem. Defendeu o ponto de vista da inclusão dos experimentos nos estudos científicos e da valoração positiva do trabalho manual.
Com tantos instrumentos mentais e espirituais, o jovem presbítero assumiu a Cátedra de Filosofia do Seminário São Carlos, em 1811, sob a aprovação do bispo Espada. Dirigiu a Cátedra até 1820 quando assumiu a de Constituição.
A Espanha, em 1812, foi tomada por uma onda liberal e constitucionalista. Era uma tentativa de amalgamar a tradição hispânica com o substrato iluminista então na moda.
Dedicou-se, por essa época, a desenvolver uma nova metodologia de ensino, fundamentada na racionalização, explicação e experimentação.
Retornando à Espanha, em 1814, Fernando VII revogou a Constituição de 1812, declarou sem validade as medidas aprovadas pelas Cortes de Cádiz e restaurou o absolutismo monárquico.
Mesmo com as condições políticas por ora adversas, Varela continuou produzindo o seu próprio material de estudo. Em seu afã inovador, o jovem professor construiu diversos instrumentos para o Laboratório de Física e Química, organizado por ele no Seminário.
Varela, que filosoficamente se alinhou, de algum modo, aos utilitaristas, baniu do Seminário a Escolástica decadente que ainda continuava predominante na Universidade. Entretanto, sua atuação pedagógica não se restringiu às suas aulas no Seminário. Orientava os jovens, aos quais estava muito ligado, ministrando aulas gratuitas àqueles mais pobres, que não podiam dedicar-se aos estudos formais.
Não me equivoco ao dizer que Varela distanciou-se da Lógica aristotélica, sem abandoná-la totalmente, tentando construir um sincretismo com o empirismo de Condilac e de Destutt de Tracy.
No âmbito da prática do ensino, preocupou-se, antes de tudo, em ensinar seus alunos a pensar. Não cultivou a Ontologia por acreditar que ela estivesse tomada pela especulação carente de utilidade. Admitiu, porém, os estudos tradicionais escolástico-tomistas de ética, psicologia racional e teodiceia.
Como homem do Iluminismo, não se satisfez com a simples especulação filosófica. Desenvolveu estudos científicos e técnicos alicerçados na experimentação. Finalmente, defendeu a formação integral da pessoa que incluía as facetas científica, estética, filosófica, jurídica e religiosa.
A Cátedra de Constituição e a predisposição do autor para a política
Por volta de 1820, uma nova onda liberal cobriu a Espanha. Imediatamente suas repercussões alcançaram Cuba. Seguiu-se intensa movimentação política com a atuação de diversas agremiações que, até então, viviam na clandestinidade.
Entre outras, ressaltam-se as sociedades maçônicas. No âmbito da euforia liberal chegaram a Cuba orientações metropolitanas no sentido que se criasse uma Cátedra de Constituição.
Coube ao bispo Espada assumir o encargo da estruturação da Cátedra no Seminário. A Universidade foi, portanto, preterida em razão de suas posições reconhecidamente conservadoras e, àquela altura, pode-se dizer, retrógradas.
Por indicação do bispo Espada, Varela se apresentou ao concurso pelo qual se escolheria o titular da mencionada Cátedra.
Aprovado, Varela assumiu a nova função acadêmica. O curso idealizado por ele transcendia as considerações sobre a Constituição de 1812 e abarcava, de modo amplo, o Direito Constitucional.
No exercício da nova Cátedra, o sacerdote-professor teve a oportunidade de reafirmar suas concepções sobre igualdade, explosiva numa sociedade escravista e estratificada; soberania, relacionada à liberdade; justificação do sistema unicameral, como meio de evitar privilégios aristocráticos e oligárquicos.
A Cátedra de Constituição e o trabalho nela desenvolvido criaram as condições para que o nome de Varela fosse apreciado como candidato a deputado, por Havana, às Cortes da Espanha. O bispo Espada estimulou Varela a se apresentar como candidato.
As eleições ocorreram em 13 de março de 1821. Eleito deputado, Varela viajou para a Espanha no dia 28 de abril, chegando a Madri em 12 de julho. Nunca mais retornou a Cuba.
No Parlamento espanhol, o padre-deputado participou da discussão de diversos temas. Entre eles: o projeto de instrução para o governo econômico-político das províncias de ultramar e o projeto sobre o reconhecimento da independência dos territórios espanhóis na América.
Na verdade, Varela defendeu a constituição de uma comunidade hispânica de nações, advogando maior autonomia política e econômica para as colônias espanholas na América. Foi um entusiasta do jornalismo e das sociedades patrióticas como veículos de difusão e complementação das reformas necessárias às colônias.
A dissolução das Cortes espanholas ocorreu em razão do retrocesso político europeu, consubstanciado no ideário do Congresso de Viena e na força do seu braço armado, a Santa Aliança.
A invasão do território espanhol pelas tropas francesas obrigou o traslado das Cortes, de Madri para Sevilha, e, em seguida, para Cádiz. O governo absolutista, então restaurado, proferiu sentenças sumárias de confisco de bens e pena de morte para deputados acusados de traição.
Varela e outros 65 deputados – entre eles seus compatriotas Tomás Gener e Leonardo Santos Suárez – solicitaram a renúncia de Fernando VII ao trono espanhol e, por isso, foram sumariamente condenados à morte.
A condenação à morte do autor e o seu exílio nos Estados Unidos
Os deputados cubanos refugiaram-se em Gibraltar, território inglês, e, em seguida, embarcaram para os Estados Unidos, chegando a Nova York no dia 15 de dezembro. Varela contava então 35 anos de idade.
Em Nova York, procurou amigos e antigos alunos, geralmente separatistas, para estabelecer seus primeiros contatos na cidade. Em virtude das baixas temperaturas e excessiva umidade, para atenuar suas crises de asma, deslocou-se para Filadélfia, onde o clima era mais ameno.
Filadélfia era à época, uma das cidades de maior destaque nos Estados Unidos. Ali se instalou em 1824, época em que iniciou suas gestões para retomar, nos Estados Unidos, seus trabalhos pastorais.
Àquela altura, iniciou a edição do El Habanero, papel político, científico y literário, elaborado para circular clandestinamente em Havana.
As circunstâncias vividas por Varela na Espanha alteraram definitivamente a trajetória do seu pensamento político. Embora tenha saído de Havana para Madri, defendendo ideias autonomistas, chegou a Nova York convencido da necessidade de fazer de Cuba uma nação independente.
Em busca de uma alternativa radical e definitiva para interromper a difusão das ideias independentistas, a administração da Capitania Geral de Cuba contratou o matador profissional, conhecido como Tuerto Morejón, para assassinar Varela.
O projeto do assassinato fracassou pela incompetência do matador associada à assistência que Varela recebeu dos imigrantes irlandeses a quem assistia pastoralmente.
Varela foi procurado por Joel Robert Poinsett para discutir a possibilidade da anexação de Cuba aos Estados Unidos. Manifestou-se intransigentemente favorável à independência absoluta da Ilha, por meio de uma luta política efetuada pelos cubanos.
A atuação pastoral de Varela e a sua luta pela independência de Cuba no exílio
Para Varela, o zelo pastoral e a prática das virtudes cristãs não eram incompatíveis com o exercício das questões intelectuais e políticas.
Por estas razões, nunca deixou de estudar, escrever e difundir suas reflexões. Em decorrência de suas profundas ligações com Cuba, recusou a cidadania norte-americana.
Seu dinamismo, espiritualidade e zelo pastoral imprimiram à sua carreira eclesiástica uma ascensão crescente, demonstrada pela sua nomeação para o cargo de vigário-geral de Nova York.
Por volta de 1830, Varela foi apontado como possível candidato ao bispado de Nova York, desencadeando, assim, ampla rede de intrigas contra ele. No entrevero, envolveram-se o embaixador da Espanha nos Estados Unidos, o ministro de Estado espanhol de Assuntos Exteriores, o embaixador da Espanha no Vaticano e o ministro de Estado de Sua Santidade.
Varela, então, foi acusado de revolucionário e conspirador que manteria contatos com os rebeldes hispano-americanos com a intenção de arquitetar um articulado movimento sedicioso contra a Espanha.
Na verdade, o que se fez foi impedir que um cubano banido e condenado à morte pelo arbítrio do governo espanhol, fosse alçado à dignidade episcopal, exatamente num país estrangeiro e de maioria protestante.
Durante a epidemia do cólera que atingiu Nova York, Varela passou a se dedicar intensamente aos enfermos. No entanto, suas crises de asma agravaram-se pelo trabalho excessivo e pelo inverno rigoroso.
Em 13 de agosto de 1832, morreu em Havana o bispo Espada. Coincidentemente com a época em que perdeu o amigo e incentivador de juventude, Varela recusou o perdão outorgado pela Coroa espanhola, por considerar que não havia praticado nenhum crime durante a atuação constitucional desenvolvida na Espanha.
Pioneiramente, Varela fundou, em Nova York no ano de 1840, a primeira sociedade de católicos temperantes dos Estados Unidos, a “New York Catholic Temperance Association”, da qual se tornou presidente. Entre os objetivos da Associação, destaca-se a assistência aos alcoólatras, quase todos imigrantes irlandeses.
Varela, no Catholic Register, declarou-se em defesa do indígena norte-americano. Contudo, seria interessante indagar sobre as relações de Varela com o movimento abolicionista dos Estados Unidos. Provavelmente, não teria participado, pelo menos, ostensivamente, em defesa dos africanos e dos afro-descendentes.
Em 1841, Varela recebeu o grau de “Doctor of Sacred Theology (Doctor of Divinity)” outorgado pelo Saint Mary’s Seminary of Baltimore.
A debilidade física do autor e a sua morte em Santo Agostín de la Florida
A saúde de Varela deteriorava visivelmente. Em 1847, deslocou-se de Nova York em direção a Charleston em busca de um clima compatível com a recuperação de sua saúde. Em seguida, os mesmos motivos fizeram-no deslocar-se mais para o Sul, chegando a San Agustín de La Florida, local em que viveu a meninice ao lado do seu avô Bartolomé e da sua tia Rita.
Em retorno a Nova York, em 1848, foi procurado por Gaspar Betancourt Cisneros, “El Lugareño”, que tentou, sem êxito, a adesão do padre à causa anexionista. Novo comprometimento de sua saúde leva-o de volta a San Agustín. Em 1849, mais uma vez retornou a Nova York.
Tal qual nos anos 1832 e 1836, Nova York enfrentou, em 1849, mais uma tragédia causada pela epidemia do cólera. Varela lá estava. Desta vez, muito debilitado, dedicando suas parcas energias àqueles atingidos pela doença. O sacerdote voltou definitivamente à La Florida, no mesmo ano, aos 61 anos, debilitado e desprovido de qualquer recurso material.
Foi acolhido em San Agustín pelo pároco local, padre Edmond Aubril, que o acomodou num pequeno cômodo de madeira ao fundo da escola paroquial que funcionava ao lado do templo. Ali faleceu Varela em 1853.
Mapa da Ilha de Cuba feito em 1762. Fonte: Library of Congress. Acesso em: 13/01/2022.
Localização do documento na obra de Félix Varela
O texto documental ora apresentado integra El Habanero – Papel político, científico y literário, periódico editado nos Estados Unidos por Varela, entre 1824 e 1829, durante os seus primeiros anos de exílio.
Mais especificamente, “¿Necesita la isla de Cuba unirse a alguno de los gobiernos del continente americano para emancipase de España?” localiza-se no tomo I, nº 5, publicado em Nova York na Imprenta de Gray Bunce, em 1825.
Foram publicados sete números, todos no idioma espanhol. Três em Filadélfia e quatro em Nova York, perfazendo um total de 200 páginas.
Do último número, somente havia alguma referência. A despeito dos esforços, as gestões para sua localização foram infrutíferas até 1979, quando a Biblioteca da Universidade de Yale enviou uma cópia fotostática à Biblioteca Nacional de Cuba.
Entrando e circulando clandestinamente na Ilha, motivou a edição de uma Real Ordem de Fernando VII, proibindo sua difusão tanto na Espanha, quanto no que ainda restava de seu império colonial.
A historiografia cubana considera este periódico, pensado e dirigido aos habitantes de Cuba, como a primeira manifestação revolucionária da imprensa na Ilha.
A despeito de haver conclamado os cubanos a lutar pela liberdade, discordo da conotação de revolucionário dada ao seu pensamento, para situá-lo como um pensador progressista.
Na verdade, El Habanero foi o primeiro periódico cujo objetivo central era a luta pela independência, repudiando toda e qualquer forma de anexação a outras nações do continente com o objetivo de obtê-la e preservá-la.
Contextualizando o texto documental
Quanto às questões de natureza política, Cuba de um modo geral deve ser examinada no âmbito da conjuntura espanhola e europeia do primeiro quartel do século XIX.
No continente americano, o período é caracterizado pela turbulência política, que ensejou o processo da desagregação do império espanhol com as consequentes independências.
No plano interno cubano, as articulações políticas dos segmentos dominantes da Ilha expressaram algumas situações particulares que devem ser observadas e consideradas.
Em Cuba, adquire prestígio e se consolida o conceito de criollo antagonizando-se ao de peninsular, começando, assim, a manifestação de expectativas por um governo mais autônomo.
Se por um lado, o ideário da Revolução de 1789 excitou uma parcela da intelectualidade cubana; por outro, a invasão da Espanha pelas tropas de Bonaparte motivou na Ilha uma forte reação antifrancesa. Ao desembarcar em Cuba, um preposto de José Bonaparte foi vítima de enforcamento.
Ainda que não tenha ocorrido na Ilha uma guerra pela independência, nos moldes verificados em diversas regiões do continente, as turbulências na Hispano América proporcionaram sensíveis mudanças em Cuba.
A sua situação de presídio militar e de estação naval estratégica, ancorada numa economia monocultora e escravocrata de média densidade até então, foi fortemente robustecida em decorrência das guerras de independência e da desarticulação da produção açucareira haitiana.
Outros elementos integram o conjunto
Estas circunstâncias promoveram extraordinário crescimento da produção e do comércio de exportação, atiçando imagens e desejos por uma Cuba Libre.
Os segmentos mais significativos da sociedade cubana não possuíam unanimidade quanto ao futuro político da Ilha. O segmento peninsular que administrava a colônia e os comerciantes espanhóis não admitiam mudanças, devendo permanecer a chamada política de integridade nacional.
A elite criolla possuía reservas quanto à separação por temor de ver seus negócios em ruína. Admitia um governo autônomo sob a soberania da Espanha ou dos Estados Unidos. O anexionismo era justificado pela incapacidade cubana de se consolidar, política e economicamente, como Estado Nacional, sem o suporte de outra nação. O separatismo total era defendido apenas por um pequeno grupo de patriotas.
O Presidente Thomas Jefferson, que havia adquirido a Luisiana da França, manifestou-se em 1805 pela aquisição de Cuba e da Flórida. O Presidente James Polk, sem êxito, propôs à Espanha a compra de Ilha em 1848.
O regime político imposto a Cuba pela metrópole não foi objeto de grandes contestações após 1814, provavelmente em razão da prosperidade econômica ou de gestões adequadas como as de Juan José Ruiz de Apodaca y Eliza, José Cienfuegos e Alejandro Ramírez.
Após a independência do México em 1821, inaugura-se um período de inquietação na Ilha posto que Cuba, a despeito de ser uma Capitania Geral, esteve desde sempre ligada ao Vice-Reino da Nova Espanha.
As atividades políticas tornaram-se mais intensas e estavam fortemente vinculadas não somente às tensões entre liberais e absolutistas, como também reacenderam os conflitos entre criollos (que assumiram com ressalvas os ideais da revolução no continente) e peninsulares (que defendiam com intransigência a preservação do sistema vigente).
Um outro ingrediente juntou-se a este antagonismo. Soldados dos Exércitos Espanhóis derrotados pelos patriotas do continente, desembarcaram na Ilha introduzindo agitações, indisciplina, insegurança e anarquia.
Romantismo e desunião na Ilha beneficiam o frágil governo espanhol
O movimento político foi se tornando mais intenso contra o regime espanhol, dada a atuação das sociedades secretas como a “Soles y Rayos de Bolívar”, além das ações de conspiradores egressos da Colômbia e do México.
Àquela altura, ignorava-se o que poderia acontecer após o rompimento com a Espanha. Cuba poderia ser um Estado independente, uma província da Grã Colômbia, uma província do Estado mexicano ou um território pertencente aos Estados Unidos da América.
Entre 1823 e 1825, o governo espanhol reintroduz o absolutismo e o centralismo na administração insular e a Doutrina Monroe coloca-se como anteparo às pretensões europeias sobre a Ilha. Colocava-se um ponto final no sonho romântico da “Sociedad Soles y Rayos de Bolívar” de construir a República de Cubanacán ou República de la Isla Tropical.
E a Espanha ignorou os versos do jovem poeta cubano, José María Heredia, membro da referida sociedade secreta: “Que no en vano entre Cuba y España / tiende inmenso sus olas el mar” (“Não em vão entre Cuba e Espanha / O mar estende suas ondas imensas” – tradução livre).
A partir de 1825, com a concretização dos rompimentos ocorridos no continente, tanto Espanha quanto Cuba entram em outra conjuntura política e econômica cujo exame, no momento, não nos interessa para a compreensão deste documento de Félix Varela.
Algumas ideias deste escrito
Começa repetindo o que já havia escrito em número anterior do El Habanero: “… gostaria de ver Cuba tão ilha no político como o é na natureza” (tradução livre).
Assinala vantagens de Cuba se tornar independente por si mesma. Mas reconhece que muitos veem como absurdo o seu ponto de vista e defendem que a Ilha deve se separar da Espanha, juntando-se a outra nação.
Entende que as nações do continente utilizam alguma modalidade de protecionismo para defender seus interesses econômicos.
Princípio mais importante para Cuba: produzir em grande escala e trocar os frutos produzidos por produtos de todo o mundo, sem exceção e com o menor custo.
Compreende as limitações da Ilha e não vê próxima a autossuficiência, mas recomenda que se deve dar os primeiros passos.
Sendo parte de qualquer das nações continentais, Cuba teria a obrigação de contribuir para os encargos gerais; mas, sob a influência de um governo livre poderia avançar muito mais rapidamente.
Observa Cuba diante de uma Espanha debilitada e esgotada, que não tem nada a contribuir e que somente explora a Ilha.
Visão lúcida da conjuntura mais ampla
Varela vê a Santa Aliança impotente para defender Cuba da ameaça de qualquer nação do continente.
Considera desprovido de sentido qualquer congresso europeu em que monarcas dizem senhores da América.
Compreende o protagonismo da Inglaterra na Europa e acredita que ela não permitirá interferência europeia no continente americano.
Está convencido de que estas questões não interfeririam positiva ou negativamente em Cuba estando ela ou não associada a outra nação.
Uma recolonização de Cuba ameaçaria a independência de qualquer nação continental e os Estados do continente ofereceriam meios de defesa a Cuba em benefício de si mesmos, para preservar suas independências.
A união a um governo continental nada proporcionaria a Cuba, que não fosse obtido sem tal anexação.
Acredita que os Estados recém-independentes estariam cientes que eventual reconquista da Ilha seria o primeiro passo para a reconquista do seu próprio país.
Muito mais lamentável, afirma Varela, é a ilusão dos que esperam que a Espanha reconheça a independência das novas repúblicas, apenas para preservar Cuba e Porto Rico como colônias suas.
Espanha não poderá manter Cuba senão lançando mão de um permanente e muito dispendioso contingente militar. Admite que a Espanha perdeu todo o seu império americano.
Conclui seu escrito afirmando que a independência de Cuba deve ser realizada pelos próprios cubanos, porque a conjuntura internacional é favorável e não beneficiaria a Ilha pelo fato de sua anexação a algum Estado americano.
O texto no pensamento político do autor
O escrito de Varela, objeto deste post, sinaliza para a ação precursora dele no processo de independência, que se arrastaria por todo o século XIX.
Varela tem sido avaliado pela historiografia cubana como o representante maior do movimento pela independência dos começos do século XIX. É notória a sua preocupação em difundir suas ideias patrióticas e seu empenho em defesa da liberdade.
Como professor de Filosofia, inovou os métodos de ensino propondo a discussão e o diálogo entre os estudantes visando a formação de uma consciência própria e coletiva. Defendeu a inclusão social e étnica.
Estava convencido da necessidade de Cuba romper-se definitivamente com a Espanha, tornando-se uma república independente e soberana, capaz de enfrentar os seus graves problemas.
A ação política de Varela fundamentava-se na supremacia do coletivo sobre o individual, na construção da unidade nacional e na luta pela independência promovida apenas pelos cubanos.
Dito de outra forma, defendeu a unidade das forças sociais em torno do processo de independência, a construção social da existência de um destino comum a todos os cubanos, a oportunidade que a conjuntura internacional favorável oferecia, o desenvolvimento de uma mentalidade comercial e o apelo popular pelo patriotismo.
Para Varela, enquanto os cubanos permanecessem divididos quanto ao destino futuro de Cuba, o governo espanhol estaria mais seguro de suas ações.
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Filme-documentário:
Ficha técnica. Nome: Félix Varela. Ano: 2006. Duração: 90 minutos. Sinopse: Nascido em Cuba, Félix Varela desenvolveu múltiplas e variadas atividades ao longo de sua vida: sacerdote, professor de latim e filosofia, pedagogo, escritor, editor, cientista, filósofo, professor de direito constitucional, deputado nas Cortes da Espanha, jornalista, teólogo e músico. Todas essas atividades sempre tiveram como fio condutor a espiritualidade de um autêntico pensador cristão. Filmado em Cuba, Estados Unidos e Espanha, o documentário narra a história do extraordinário sacerdote cubano, cujo pensamento tem importância para Cuba e para todas as Américas. Direção: Renato Barbieri. Pesquisa: Victor Leonardi. Consultor Especial de Investigação: Dinair Andrade da Silva. Projeto e Roteiro: Victor Leonardi e Renato Barbieri. Produção Executiva: Marcus Ligocki. Direção de Produção: Andrea Fenzl. Música Original: Guilherme Vaz. Direção de Fotografia: Adrian Cooper e Carlos André Zalasik. Montagem: Piu Gomes. Narração: Rodrigo Vivar. Narração “Varela”: Guillermo Figueroa. Arte: Marcia Roth e Manu Militão. Direção de Arte: Adrian Cooper e Andrea Fenzl. Participações Especiais: Ilya Martinez e Andrés Trujillo. Produção: Signis e Videografia.
Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva
O texto documental foi transcrito de TORRES-CUEVAS, E. et alii. Félix Varela Obras. t. II., La Habana: Imagen Contemporánea, Editorial Cultura Popular, 1997, p. 245-248.
Como citar este post: SILVA, Dinair Andrade da. Nota sobre o documento: Uma reflexão de Félix Varela sobre a independência de Cuba. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/uma-reflexao-de-felix-varela-sobre-a-independencia-de-cuba/. Publicado em: 23/02/2022. Acesso: [informar a data de acesso].
Atenção: Por favor, reporte possíveis equívocos na informação do post deste documento escrevendo para: ola@historiasdasamericas.com
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