A ilha da Utopia. Fonte: Marcok at it.wikipedia, Public domain, via Wikimedia Commons.
Acesso em: 29/12/2020.

Do feudalismo ao capitalismo

Sabe-se que o processo de acumulação primitiva de capital é um dos aspectos importantes para se entender a passagem do feudalismo para o capitalismo. No âmbito da agricultura, esta acumulação se verificou por meio dos cercamentos (enclosures) dos campos, especialmente na Inglaterra.

Os cercamentos e a propriedade privada

De um modo geral, por meio destes cercamentos a propriedade agrícola tornou-se uma empresa administrada de acordo com critérios capitalistas. Nesta linha de raciocínio, a acumulação no campo se processou em decorrência da elevação das rendas dos proprietários e das transações imobiliárias. Expulsos das terras comunais, os camponeses emigram para as cidades em busca da sobrevivência… Muitos dos quais vislumbraram a América como uma alternativa viável para as suas vidas.

A ilha utópica de Thomas Morus

Em sua obra, Thomas Morus cria um espaço imaginário – acredita-se idealizado com base em relatos das descrições geográficas de viajantes vindos da América – para a sua sociedade ideal: sem propriedade privativa e sem intolerância religiosa. A Utopia é um contraponto à Inglaterra de seu tempo.

O capitalismo alcançou a agricultura

Neste roteiro, privilegia-se o aspecto político da crítica feita em A Utopia a determinadas atitudes da classe dominante, entre elas os cercamentos, quando os camponeses eram expulsos de suas terras para dar lugar à criação de ovelhas.

A Utopia

A Utopia é uma das principais obras da época moderna. Escrita na Inglaterra, constitui-se também em séria crítica a determinadas atitudes da classe dominante, entre elas os chamados cercamentos (enclosures), quando os camponeses eram virtualmente expulsos de suas terras para dar lugar à criação de ovelhas. É esse o assunto do trecho escolhido.

Download da Fonte e do Roteiro

Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva

Roteiro de análise de fonte primária elaborado com base em: MARQUES, Adhemar Martins et alii. História Moderna através de textos: textos e documentos. São Paulo: Contexto, 1989, p. 40-42.

Como citar este post: SILVA, Dinair Andrade da. Roteiro de análise de fonte primária – A Utopia. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/a-utopia/. Publicado em: 29/12/2020. Acesso: [informar a data de acesso].