O encontro de Cortés e Montezuma, autor desconhecido, s.d.. Fonte: Wikimedia Commons. Acesso em 10/10/22.
A velha Espanha debruça-se sobre uma parte do Novo Mundo
A conquista da Hispano-América foi, na verdade, um prolongamento da reconquista da Espanha, dada por encerrada em 1492. No plano religioso-cristão, aqui o infiel foi o indígena, lá o muçulmano. No plano econômico-político, aqui estavam as fontes das riquezas materiais, lá a construção do protagonismo imperial espanhol no mundo.
Nesta linha de raciocínio, todas as instituições e mecanismos utilizados na área colonial foram simples transposições do mundo metropolitano. Nada novo foi criado. Modos de pensar, visão de mundo e ações dos homens foram igualmente transplantados.
À espera de uma recompensa real, uma graça, uma dádiva o nobre espanhol, escrevia ao rei uma carta-relatório, expondo as suas ações ao reconquistar um fragmento do território então ocupado pelo muçulmano. Na América espanhola, o conquistador fazia o mesmo, visando obter o máximo de regalias da coroa.
Um fragmento de carta-relatório de um conquistador
O documento proposto para exame é um fragmento da segunda carta-relatório do conquistador Hernán Cortés, endereçada ao Imperador Carlos V, datada de 30 de outubro de 1520.
Como se sabe, Cortés enviou cinco cartas a Carlos que foi, simultaneamente, rei da Espanha e imperador do Sacro Império.
A segunda carta traz minucioso relato das terras ocupadas nos anos de 1519 e 1520. Menciona povos e riquezas de Yucatã. Descreve com detalhes a extensa região de Culúa onde, dentre outras grandes cidades, estava a capital dos Astecas. Esta, por sua vez, foi pormenorizadamente apresentada, incluindo uma narração de ritos e cerimônias relacionadas a Montezuma, seu governante.
O roteiro de análise foi construído de tal modo que, após executá-lo, o estudante é capaz de elaborar uma síntese breve, porém, adequada não só de Temixtitlán mas também de todo o mundo asteca de então.
Autor: Prof. Dr. Dinair Andrade da Silva
Elaborado com base em: CORRÊA, Anna Maria Martinez; BELLOTTO, Manoel Lelo. A América Latina de colonização espanhola: antologia de textos históricos. São Paulo: HUCITEC / EDUSP, 1979, p. 87-90. [Fragmento da Segunda Carta de Cortez dirigida a Carlos I, incluída na obra CORTEZ, Hernán. A conquista do México. Porto Alegre: L&PM, 1986, p. 28-63.]
Como citar este post: SILVA, Dinair Andrade da. Roteiro de análise de fonte primária – O olhar de Hernán Cortés sobre a capital dos Astecas. In: Histórias das Américas. Disponível em: https://historiasdasamericas.com/o-olhar-de-hernan-cortes-sobre-a-capital-dos-astecas/. Publicado em: 29/06/2020. Acesso: [informar a data de acesso].
Atenção: Por favor, reporte possíveis equívocos na informação do post escrevendo para: ola@historiasdasamericas.com
Deixar um comentário